Projetos de leitura e a técnica Pomodoro - M and Book Lust

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Projetos de leitura e a técnica Pomodoro



   Hello again! Esta semana vou começar um novo desafio. Vou combinar a minha leitura com a técnica Pomodoro para tentar ler mais avidamente e finalmente ler aqueles livros que ainda não foram devorados mas que estão à espera disso há imenso tempo.

   Caso não conheçam ainda, esta técnica foi 'inventada' nos anos 80 por um italiano chamado Francesco Cirillo e recentemente se tornou popular, especialmente dentro da comunidade dos study-tubers (YouTubers cujos vídeos envolvem estudo e escola). Consiste no uso de um pequeno cronómetro na forma de um tomate (daí o nome Pomodoro - 'tomate' em italiano) e realizar uma tarefa durante apenas 25 minutos, fazer uma pausa de 5 e repetir até 5 sessões, após as quais se faz uma pausa grande.
   Quando ponderei fazer isto, idealizei apenas uma a duas sessões diárias de forma a completar as minhas leituras obrigatórias deste ano. Como sempre, terei de ler duas obras na integra para a disciplina de Português e desta vez serão o 'Ano da Morte de Ricardo Reis' de José Saramago e (possivelmente) '1984' de George Orwell.
   Como me conheço ao ponto de saber que irei adiar ler estes livros quase até à última da hora, achei que desta maneira conseguiria acabá-los de uma vez por todas e acabar mais uma tarefa. Espero mesmo conseguir fazer isto devidamente para estar mais livre e para poder continuar com os livros que me agradam mais.
   Desejem-me boa sorte e se decidirem experimentar esta técnica partilhem a vossa história nos comentários ou na minha página do Facebook!


1 comentário: